Uso Residencial
Uso Comercial
Uso no Transporte
Diminuir a Fonte Aumentar a fonte


Uso Residencial

No fogão, o gás natural substitui o gás de botijão com muito mais praticidade e segurança. No chuveiro, o gás natural também traz mais conforto, oferecendo um banho muito mais gostoso.

Mas o gás natural não se aplica apenas ao chuveiro e ao fogão. Já pensou em ter um piso aquecido na sua casa? E em toalheiros que esquentam suas toalhas para prolongar ainda mais o prazer do seu banho? O gás natural pode proporcionar esses e outros confortos: as aplicações do gás natural em casas e apartamentos são muito variadas e estão sempre surgindo novos usos.

Saiba mais

Confira os equipamentos que utilizam gás natural e conheça todo o prazer que a Comgás pode trazer para você, sua casa e sua família.

Aquecedores de água

O que é um aquecedor a gás natural?

É um aparelho que queima o gás natural produzindo calor, com a finalidade de gerar água quente para vários ambientes da residência ou para comércios. As utilizações mais comuns são para aquecer a água do banho, nas pias do banheiro e da cozinha, duchas higiênicas, tanque ou uso em máquina de lavar.

Os aquecedores a gás natural são, normalmente, instalados na área de serviço e podem atender vários pontos de consumo na residência ou no comércio, desde que a rede hidráulica esteja interligada. Os aparelhos são modernos e extremamente seguros.

Aquecedores de passagem

Neste tipo de aquecedor, a água é aquecida no momento em que se abre uma torneira de água quente. Aquecedores de passagem são indicados quando se deseja aquecimento instantâneo de água, sem a necessidade de um reservatório de acumulação.

Características:
  •  Necessita de pressão em torno de 5 a 10 metros de coluna de água para o funcionamento em sua plena capacidade.
  •  Ocupa pouco espaço para a instalação.
  •  Trabalha com baixa pressão de gás.

Os tipos de aquecedores de passagem disponíveis no mercado são:

Aquecedor de exaustão natural

os gases provenientes da queima do gás saem pela chaminé naturalmente. É recomendado o uso deste tipo de equipamento em áreas de serviço que permitem as adequações de ambiente exigidas na norma NBR 13103. Existem 2 sub-tipos de aquecedores de exaustão natural:

  •  Com piloto: possui um piloto que fica permanentemente ligado. Não necessita de energia elétrica.
  •  Com acendimento automático: não possui piloto e usa a energia de pilhas para a sua ignição. A chama acende quando você abre o registro de água quente e apaga quando você o fecha. Não necessita de energia elétrica.
Aquecedor de exaustão forçada

o aquecedor possui um exaustor interno que força a saída dos gases provenientes da queima através da chaminé. É utilizado, geralmente, em áreas de serviço onde há restrições para atender as condições exigidas pela norma NBR 13103. Necessita de energia elétrica para funcionar. Em geral são equipamentos de maior potência.

Aquecedor de fluxo balanceado

é um aquecedor blindado, o único tipo que pode ser utilizado dentro do banheiro, dentro das condições exigidas pela norma NBR 13103. Possui um duto que utiliza o ar do ambiente externo para a queima e outro que expele o produto da queima para o exterior, podendo este ser de exaustão natural ou forçada.

 
Aquecedores de Acumulação

Neste tipo de aquecedor a água é aquecida previamente e fica armazenada em um reservatório. Aquecedores de acumulação são indicados quando houver necessidade de grandes volumes de água quente para uso simultâneo, como, por exemplo: em vestiários, cozinhas industriais ou residências com grande número de pontos utilizados ao mesmo tempo e onde a pressão manométrica da água seja baixa (menos de 5 mca).

Características:
  •  Necessita de espaço maior para sua instalação.
  •  Possui um piloto que permanece aceso por 24 h/dia, para que o reservatório se mantenha aquecido.
Vantagens de utilizar um aquecedor a gás natural
 

  •  Qualidade: banho gostoso, com temperatura confortável do início ao fim, inclusive no inverno.
  •  Maior vida útil do equipamento: os aquecedores a gás natural têm maior vida útil que as resistências elétricas.
  •  Mais seguro: os aquecedores modernos possuem acendimento automático, termostato de segurança que desliga o aparelho em caso de superaquecimento e sensor de chama, que corta o gás no caso de ausência de chama. Além disso, não há nenhum risco de choque elétrico!
  •  Avanço tecnológico: equipamentos automáticos e de última geração garantem o conforto e a segurança ao usuário
  •  Conforto: banho gostoso e relaxante durante o ano todo
  •  Fácil manutenção: além de contar com assistência técnica permanente dos fabricantes, o uso de aquecedores a gás natural reduz a necessidade de manutenção do equipamento, pois se trata de um energético limpo, com queima uniforme e sem emissão de resíduos.
  •  Múltiplas utilizações: o uso do aquecedor a gás natural permite estender a utilização da água quente para outras dependências da residência, como cozinha e área de serviço. Em comércios, o aquecedor a gás natural pode ser utilizado em lavanderias, restaurantes, academias, clubes, hotéis, entre outros estabelecimentos.
Instalação de aquecedores de água a gás natural

Para a instalação do aquecedor, o ambiente tem de estar de acordo com a norma NBR - 13.103, que rege a adequação de ambientes residenciais para a instalação de aparelhos que utilizem gás combustível. Os serviços a serem realizados para a instalação de aquecedores são:

  •  Fixação do aquecedor na parede;
  •  Ligação do aquecedor às redes de água fria e quente existentes com flexíveis metálicos e registros "abre e fecha";
  •  Ligação do aquecedor à rede de gás natural com flexível metálico e válvula "abre e fecha";
  •  Colocação de chaminé com abraçadeiras e outros acessórios necessários;
  •  Colocação de terminal na fachada;
  •  Regulagem do aquecedor (se necessário);
  •  Adequação da área de serviço para ventilações superior e inferior.
Lareira

A lareira a gás é uma ótima maneira de aquecer o ambiente! Com modelos que imitam madeira e outros que utilizam pedras vulcânicas, permite diversas opções arquitetônicas, das clássicas às mais arrojadas. Os equipamentos mais modernos têm controladores de oxigênio, que garantem o bem-estar dos usuários, e até controle remoto.

Ar condicionado

O ar condicionado a gás tanto aquece como resfria o ar, com menos ruído e com muito mais economia.

Fogão

Cozinhar com gás natural é muito mais prático e seguro. O fornecimento é contínuo, por isso você não precisa se preocupar com o fim do gás no meio de uma receita. E ainda deixa mais espaço livre, pois você não precisa armazenar botijões ou cilindros em casa ou no prédio. Clique aqui e consulte a lista do PBE – Programa Brasileiro de Etiquetagem para conhecer os equipamentos testados pelo INMETRO.

Cooktop

Tendência entre arquitetos e decoradores por sua beleza e versatilidade, os cooktops (parte de cima do fogão) a gás natural aliam o design apurado aos benefícios do gás natural.

Piso radiante

Um piso quentinho é agradável ao toque e mantém o ambiente na temperatura ideal. O piso radiante funciona a partir de um circuito de tubos de polietileno reticulado (PEX) embutido no piso da residência e de um sistema de regulagem térmica que permite controlar a temperatura do ambiente através da circulação de água quente. No piso radiante, a superfície da residência é utilizada como elemento distribuidor de calor, eliminando os radiadores e aparelhos de ar condicionado. Isto permite manter a temperatura do piso perfeitamente distribuída por todo o ambiente, obtendo assim grande conforto.

Toalheiro

O gás natural aquece e mantém bem quentinhas as suas toalhas, através da circulação de água aquecida.

Aquecimento direto

O aquecimento direto é adequado para dormitórios, salas, banheiros e demais dependências de casas e apartamentos, além de escritórios e estabelecimentos comerciais. Tem um excelente rendimento, garante a regulagem da temperatura e uma maior economia de energia, se comparado aos aquecedores elétricos similares. Além disso, o aquecimento direto cria ambientes livres de umidade e gases nocivos, não embaça os vidros e protege móveis, paredes, cortinas e plantas.

Radiador

O radiador aquece o ambiente a partir da circulação de água quente. É uma solução muito utilizada na Europa e Estados Unidos.

Secadora de roupas

Além de economizar energia, a secadora a gás não encolhe os tecidos nem provoca eletricidade estática nas roupas, facilitando o ato de passar.

Lavadora de roupas

Lavadoras de roupas podem utilizar água aquecida por gás natural, aumentando seu poder de limpeza e economizando energia elétrica.

Sauna

A sauna é um hábito saudável e higiênico, além de ser uma ótima opção de lazer para toda família. As saunas a gás natural proporcionam conforto e economia de energia.

Spa

Spa é uma hidromassagem inteligente que não exige troca de água e possui diversas opções de jatos de água que revigoram, acalmam e estimulam. Sua água é aquecida com gás natural.

Piscinas

O gás natural pode ser utilizado para aquecer a piscina de sua casa, cobertura ou condomínio.

Pateo heater

Ideal para aquecimento de ambientes externos, o pateo heater traz conforto e aconchego a jardins e coberturas, possibilitando um melhor aproveitamento dos espaços abertos durante todo o ano. Pode ser guardado nas épocas de calor e instalado quando necessário, graças à tecnologia de engate rápido.

Gerador de energia elétrica

Já imaginou ter seu próprio gerador de energia elétrica, ficando a salvo de “apagões” e ainda respeitando o meio ambiente? Com os geradores de energia elétrica a gás natural isso é possível.

 

 

Rongás - Cia. Rondoniense de Gás -
Avenida Carlos Gomes, n.º 1223 - 4° andar sala 403 - Centro 76801-123 - Porto Velho - RO
Telefax: (69) 3229-0333/3221-7895 E-mail: rongas@rongas.com.br